Domingo, 29 de Março de 2009
Por Mendes Mutenda (texto)
A DSTV, uma empresa de telecomunicações e electrónica, em parceria com a INOSAT, lançou recentemente, em Maputo, um novo produto, na área de tecnologias de informação e comunicação, que permite a localização, em tempo real, de veículos automóveis e de pessoas, tudo ligado à estratégia de gestão de recursos, segurança e controlo das rotas através da Internet, telemóvel, este último desde que esteja associado ao sistema de GSM ou GPRS de qualquer uma das operadoras de telefonia móvel existentes no país.
Este produto, já disponível no país, permite que empresas ou singulares controlem as suas viaturas através de um dispositivo designado inofrota através do qual é possível visualizar todos locais por onde passaram os veículos, assim como os percursos seguidos, as paragens, o tempo de duração de cada viagem e os quilómetros percorridos bastando para o efeito ligar para o referido dispositivo que é colocado em alguma parte da viatura.
O mesmo sistema pode possibilitar ao utilizador definir um raio de circulação das viaturas da sua empresa, podendo receber, automaticamente, um sinal de alarme, via e-mail ou telemóvel, em caso de qualquer tentativa de sair do circuito desenhado por parte dos motoristas.
Segundo dados fornecidos no acto da cerimónia de apresentação do produto, uma fonte da DSTV, fornecedora dos serviços, disse ainda que o operador pode receber o relatório sobre a utilização das suas viaturas diária, semanal ou mensalmente, de acordo com as preferências, com todos os detalhes da viagem efectuada por um determinado veículo associado a este produto, incluindo a data, a hora e os locais de partida e de chegada, sobretudo viagens fora das horas habituais de utilização, identificação de infracções e contabilidade de custos operacionais efectuados indevidamente.
A mesma tecnologia pode ser usada para a protecção de crianças e de pessoas doentes que facilmente podem se perder. Para este caso, de acordo com a empresa, usa-se o dispositivo “Child Locator” que o cliente pode comprar em jeito de telemóvel que, para o seu funcionamento, associa-se a um cartão de uma das operadoras locais. Em caso do portador perder-se, o dispositivo dá todas as indicações à procedência da rua, numero da casa onde a pessoa estiver, entre outros detalhes que possam facilitar a sua localização.
De acordo com João Sandes, responsável internacional da INOSAT, estes produtos, de fabrico da sua empresa, trazem consigo uma tecnologia da ponta capaz de facilitar o empresariado nacional em matéria de gestão dos seus recursos móveis.
“Temos a certeza de que estes produtos estarão ao alcance de todos, pois uma das motivações que nos levaram a introduzi-los em Moçambique é o facto de que são de baixo custo em termos de operações por GSM e GPRS para o cliente comparativamente a outros países e isso é uma grande oportunidade para o consumidor final”, sublinhou.
Entretanto, o director executivo da INOSAT, Sérgio Costa, disse que estas tecnologias vão significar muito no dia a dia do empresariado nacional, visto que, com apenas um computador ligado à Internet ou telemóvel que tenha acesso ao sistema GSM e GPRS, é muito fácil controlar os veículos contra roubos e desvios de rotas por parte dos funcionários.
“Este produto permite, em tempo oportuno, alguém recuperar a sua viatura em caso da mesma ser roubada, pois só por enviar uma mensagem ao dispositivo pode imobilizar a viatura ou vice versa” concluiu.
A INOSAT já tem representações em alguns países europeus, americanos e africanos, com especial em foque para Angola e Marrocos. Neste momento, a empresa está a controlar mais de 30 mil veículos através do serviço de INOFROTA. Em Moçambique, o serviço está disponível em todas províncias onde TVSD tem representações.