Domingo, 29 de Março de 2009
Por MUKOMI WA MATUVA*
As escolas devem ser Centros para eliminação da mentalidade tradicional, nelas deve ser combatida a superstição, o individualismo, o egoísmo, o elitismo e ambição. Nelas não deve haver lugar para a discriminação social, racial ou na base do sexo, sobretudo as massas devem ter acesso e ter poder nas escolas e Universidades.
- O incompetente julga saber tudo...ka..ka...ka.
Tudo isto me faz lembrar a história de um macaco que uma vez, estava em cima duma árvore perto da residência de um homem que fazia a barba com uma navalha todos os dias.
O macaco quis imitá-lo e arranjou uma navalha, espelho e água. Molhou o focinho e pegou na navalha e começou a cortar o pescoço pensando que estava a fazer a barba. Este esta a imitar o outro....hum....hum...
Assumamos maior austeridade em todos os actos da nossa vida diária.
O poder não se fragmenta. O poder não é constituído por grãos de areia arbitrariamente separados. Quer isto dizer que se um problema é apresentado a um responsável, ele não pode ser indiferente a resolução desse problema, mesmo quando o problema não- se enquadre na sua competência especifica.
A resolução dos problemas não é parcial. O líder tem que possuir a visão do conjunto. Antes de dizer que é líder disto e aquilo deve perceber que a expressão líder quer dizer claramente um nível acrescido de responsabilidade na direcção. A sua tarefa especifica nunca pode fazer esquecer o aspecto principal da natureza e do sentido do poder que ele representa.
As decisões para serem correctas, devem assentar num conhecimento correcto, devem ser sustentadas por um conhecimento profundo da realidade . As visões parciais, os conhecimentos fragmentados conduzem a decisões erradas e prejudiciais...Quero com estas minúsculas palavras sustentar o que o meu homologo bem baixinho me falou no primeiro dia de aulas nesta escola que considero a Catedral dos escribas...hum
Deve haver uma liderança que tem a visão do conjunto, saber como combinar as nossas forças isoladas numa força única...quiçá para breve. Em outras palavras significa construir o martelo com a cabeça poderosa , concentrada e com braço longo para despedaçar a ambição ávida destes indivíduos amuados pelo desejo que não há.
*Pseudónimo