Portal dos Estudantes da Escola de Jornalismo em construcao... pode mandar sugestoes para jornalabc@sapo.mz

 

Por Daví Machava
 
Os estudantes da Escola Industrial 1o de Maio, na cidade  Maputo, levantaram uma greve devido as divergências com a direcção da escola. Na origem do problema esteve o encerramento do centro social da escola sem prévio aviso. Com efeito, para baixar os ânimos, a direcção, num dialogo com os estudantes, prometeu a reabertura do mesmo, conforme as exigências dos grevistas.
A nossa equipa de reportagem auscultou o grupo de estudantes que estava em frente da greve. Santos Bione, um dos grevistas, do primeiro ano do curso de serralheira mecânica, disse que a greve foi levantada, sem pré-aviso, porque os alunos foram surpreendidos com a noticia do encerramento da cantina da escola, que fornecia as refeições aos estudantes e professores da escola, a um preço acessível, uma vez que o grosso dos alunos não tem condições de comprar as refeições nas redondezas, e por essa razão os estudantes ficaram insatisfeitos com a situação, não sabendo o porque do encerramento da cantina, mas acham que tenha sido por parte da direcção.
Ele disse ainda, que para cessar se a greve, o director Pedagógico da escola, é quem falou com a comunidade estudantil para que acalmassem as emoções, e que a situação seria resolvida dentro em breve.
Em contrapartida, a directora da escola 1o de Maio, Zaida Maria Malenda, disse à nossa reportagem que, não havia razoes de os alunos levantarem a greve, porque eles foram informados antecipadamente do encerramento da cantina, e das consequências que poderiam advir e que os alunos deveriam trazer pequenas merendas, uma vez que os alunos começam as suas aulas as sete da manhã e só terminam por volta das dezassete horas .
Quando perguntada sobre os reais motivos do encerramento da cantina, Zaida Malela, disse que o senhor que explorava a cantina, resolveu rescindir unilateralmente o contracto de exploração.

Contudo, a directora garantiu que já foi lançado um concurso publico , onde há muitos concorrentes e como os alunos vão de ferias por sete dias, a partir da próxima segunda feira, ela acredita que ate ao retorno das aulas a cantina já estará reaberta com uma nova gerência.(

publicado por abc às 10:15 | link do post

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
17
18
19
21
23
24
25
26
28
29
comentários recentes
Olá ABC online...Gosto muito dos vossos posts . Já...
Oi Treza , obrigado pelo comentário que deixou no ...
Então parabéns!Vejo que ainda andam em experimenta...
arquivos
Posts mais comentados
subscrever feeds
SAPO Blogs