Portal dos Estudantes da Escola de Jornalismo em construcao... pode mandar sugestoes para jornalabc@sapo.mz

Por Mendes Mutenda

 

 

A cidade de Maputo acolhe Feira Internacional de Educação a partir de hoje, quinta-feira, até dia nove de Maio do ano em curso. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Académica de Desenvolvimento (CADE) que consiste em promover a orientação vocacional e profissional dos jovens e estudantes do ensino secundário e técnico, universitário entre outros através intercâmbio cientifico-cultural. A mesma será realizada nas cidades da Beira e Nampula em Julho e Setembro respectivamente.
De acordo com o representante da CADE, Cassamo Novunga esta feira de Maputo será caracterizada por debates e palestras de orientação, visitas de estudo, marcha de estudantes e exposições onde jovens terão a oportunidade de conhecerem os variados cursos que as instituições nacionais de ensino superior e estrangeiras como as de Angola, África do Sul, Tanzânia, Brasil, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos da América oferecem no campo da formação.
Cassamo Novunga, disse à jornalistas que feira tem como objectivo expor todos os cursos que estas instituições oferecem para que cada um dos estudantes que esteja no ensino secundário por exemplo, conheça a realidade em termo de formação em Moçambique e noutros países, visto que tem se verificado a escolha emocional do ramo de formação por parte do educando ou apenas baseando-se do desejo dos seus pais e encarregados de educação o que, por vezes, contrariando a orientação do mesmo.
“Um dos maiores problemas de Moçambique é os estudantes quando chegam a décima ou décima-segunda classes tomam os cursos em função daquilo que os pais ou encarregados de educação simplesmente preferem o que, de certa forma, acaba ofuscando a sua vocação e resultado disso é que muitos já estando no primeiro ou segundo ano vêm na verdade que aquilo que estão a seguir não têm haver com as suas potencialidades”, disse Novunga tendo acrescentado que face a este cenário a feira de Maputo vai procurar consciencializar os jovens e outras camadas por forma a fazerem escolhas de cursos olhando para estes aspectos, vocação e a capacidade de absorção do mercado.

Durante o decorrer da feira, os visitantes a exposição do Hipermercado Maputo Shoping Center terão a oportunidade de fazer testes de orientação vocacional e outros serão capacitados em matéria de analise mínima do mercado de emprego em relação a determinados cursos.

publicado por abc às 10:13 | link do post

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
comentários recentes
Olá ABC online...Gosto muito dos vossos posts . Já...
Oi Treza , obrigado pelo comentário que deixou no ...
Então parabéns!Vejo que ainda andam em experimenta...
arquivos
Posts mais comentados
subscrever feeds
SAPO Blogs