Terça-feira, 01 de Setembro de 2009
Por JOÃO J. CHICOTE
A reforma curricular na UEM, principalmente na Faculdade de Direito, assenta no pressuposto da importância do inter-relacionamento entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Professor Gilles Cistac Coordenador da reforma na Faculdade de Direito, o presente currículo, para além da actualização dos conteúdos do curso, priviligia a utilização de métodos de ensino que permitam o desenvolvimento de Competências do saber fazer, nomeadamente aptidões práticas de capacidade de decisão, de persuasão, de negociação, de síntese, entre outros aspectos.
Por outro lado, segundo o nosso interlocutor, a estrutura do curso de Direito por exemplo prevista combina uma formação generalista, através de disciplinas básicas até ao terceiro ano, com uma possibilidade de escolha de disciplinas de concentração de estudos que constituem a oportunidade especialização, permitindo o aprofundamento dos conhecimentos numa das áreas do direito.
Deste modo a nossa fonte defendeu que a metodologia de ensino que se pretende seguir é a do processo de ensino-aprendizagem interactivo, que combina as estratégias de ensino como as estratégias de avaliação para o desenvolvimento do espírito jurídico dos graduados.
Ainda segundo a nossa fonte, porque se pretende um curso mais interactivo, prevê-se com a entrada do novo plano de estudos, implementar em determinadas disciplinas outras formas de avaliação já previstas no actual Regulamento Pedagógico, tais como os trabalhos científicos, seminários, realização de projectos e resolução de problemas práticos.
Faculdade de Direito constrói novo Edifício
A metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) é um método de ensino baseado em problemas, centrado no estudante. O estudante identifica a matéria a pesquisar e a metodologia para a aquisição do conhecimento apoiado pelos colegas, os estudantes podem cruzar com matérias que vão para além do âmbito definido pelo professor, segundo disse o Director da Faculdade de Direito, Professor Doutor Armando Dimande.
Para o cenário ideal para a implementação do modelo PBL segundo informações posto a circular no local, aquela faculdade irá construir no Campus Universitário Principal da Universidade Eduardo Mondlane, um novo edifício, avaliado em 5,000,000.00 USD, corresponde a cerca de 135,000,000.00 Mt’s , dinheiro que será disponibilizado com ajuda de algumas parcerias, não mencionado na ocasião.
Para além da construção de novo edifício, prevê-se o Reforço em capital humano (docentes), espaço físico, bem como equipamento auxiliar.
Segundo a UNESCO, para os países em via de desenvolvimento orienta-se para que o rácio por livro seja de 1 para 5 estudantes, assim, dever-se-ia adquirir 4.320 obras, com particular destaque para as novas disciplinas. É indispensável que cada disciplina tenha 3 obras básicas, cujas referências devem ser fornecidas pelos regentes das cadeiras. Disse Rosa Sissaque, um dos palestrante no seminário.